Blogger templates

Passeio de Canoagem
Equipa de Andebol
Sede Social
Rota do Contrabando
Passeio de Canoagem
Equipa de Trail Running
Rota do Contrabando
Arraial da INIJOVEM
Gira-vólei

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Trilho das Jans em Amieira do Tejo abre temporada pedestrianista em grande nível

DSC_0017A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, abriu a época de caminhadas 2013 no concelho de Nisa com um excelente percurso pedestre: a PR1: Trilhos das Jans, na freguesia de Amieira do Tejo.
Foi no passado sábado, 23 de Fevereiro que, pelas 08h30 da manhã se concentraram os 33 caminheiros que responderam ao convite da Associação. O local escolhido foi a Barca da Amieira que serviu também de “palco” à chamada “3ª parte” da atividade, o nosso já conhecido e tradicional almoço convívio “leva o teu e como do de todos”, à boa maneira montanheira.
Às 09h00 e após o habitual briefing, teve inicio o passeio que levou todo o grupo pelo antigo caminho da Rainha Santa Isabel até Amieira onde decorreu uma pausa para tomar café, após a qual se retomou a caminhada em direção ao rio Tejo. O primeiro reabastecimento teve lugar na saída da localidade e o segundo junto ao painel antes da descida para o Tejo, com uma magnífica vista sobre o rio e sobre a Barragem do Fratel.
O circuito de cerca de 3 km pelo Muro de Sirga proporcionou a todos os participantes momentos de grande plenitude e de satisfação, por toda a beleza e paisagem envolventes, com particular destaque para o Tejo, obviamente, mas também para a Foz do Rio Ocreza, para as várias cascatas que escorriam encosta abaixo, para a fauna e flora locais e também para a Beira Baixa que se avistava do outro lado do Tejo. Destacamos ainda o excelente dia que esteve e que proporcionou registos fotográficos de rara beleza.
Já muito perto das 13h00 terminava a caminhada na Barca da Amieira, após o que decorreu um repasto para retemperar forças, onde não faltaram os petiscos que cada um levou e partilhou, o bom vinho, a carne de churrasco gentilmente oferecida pela Junta de Freguesia de Amieira e uma muito boa miga de espargos, colhidos durante o percurso, fazendo jus à fama que esta freguesia tem na obtenção desta iguaria.
A Direção da INIJOVEM agradece a participação de todos, a colaboração da Junta de Freguesia de Amieira do Tejo e formula ainda um agradecimento especial aos associados Pedro Frutuoso e Paula Mendonça (Alcains) e aos companheiros de Cedillo, pela sua presença. Fica o convite para os 12 Manteigas-Penhas Douradas (3 de Março) e para a XIV Rota do Contrabando (23 de Março). Até lá boas caminhadas a todos!
 
Texto: Sérgio Cebola
Fotos: António Carrasco

Veja este vídeo no MEO Kanal nº 851588

Sem comentários:

Enviar um comentário